AS ARTES

A arte é um tema que nos diz muito e quisemos, por isso, ligar o República a promissores e talentosos artistas locais. Nas paredes dos quartos – cada um associado a um bairro lisboeta – estão expostas obras relacionadas com o bairro respectivo. As mesmas obras que decoram os quartos estão disponíveis para venda no local.

PRÍNCIPE REAL • ARTISTA: SUSANA AMARAL

Nascida em 1992, vive e trabalha em Lisboa. Frequentou o curso de Pintura e Desenho no Ar.Co (2014) e é actualmente Artista Residente na MArt. Participou em exposições como "Escola de Línguas" (Galeria Museu S. Roque/ Galeria e Ateliers Sá da Costas/ Galeria 78/80 Papelaria Fernandes, Lisboa, 2016), "De que terra" (UTAD, Vila Real, 2016), "Jov'art - Bienal Loures" (Pavilhão do parque da Cidade, Loures, 2015), "Vaga Luz" (Casa-Museu Medeiros e Almeida, Lisboa, 2015) e "Projecto Mupi" (Comissariado por Sandro Resende, Lisboa, 2015). Venceu o Open Call "Poster Mostra" (Lisboa, 2016).

MOURARIA • ARTISTA: ANA CECÍLIA KESSELRING

Ana Kesselring nasceu em São Paulo, Brasil.  Actualmente reside e trabalha em Lisboa onde faz pesquisa no Departamento de Cerâmica do Ar.Co -Lisboa. Recebeu várias bolsas de estudo e realizou residências em vários lugares, como na Cité Internationale des Arts em Paris, França. Realizou exposições individuais no Brasil e em França. A sua obra abrange o desenho, a gravura, a cerâmica e as colagens e faz parte de colecções no Brasil e na Europa. 

CHIADO • ARTISTA: KATIE LAGAST

Katie Lagast é uma artista belga que vive e trabalha entre Lisboa e Antuérpia. O seu trabalho foi exposto em várias galerias de arte e mostras colectivas na Bélgica, na Holanda, na Alemanha, em França e em Portugal. Através das suas instalações, esculturas e trabalhos gráficos, Katie criou um mundo só seu que leva o observador a não tomar nada como garantido. Trabalhando com base em pistas visuais de ambientes urbanos decadentes, Katie apanha fatias de espaço e de tempo que outros não se atrevem em reparar. A sua inspiração vem direitinha do chão: beatas de cigarros, paus, ervas, pavimentos, pedras de calçada ou a luz que neles incide ao final da tarde. Tratando temas aparentemente casuais, a análise formal e o olho para o pormenor da Katie transformam-nos em objectos de beleza e de contemplação.

PARQUE DAS NAÇÕES • ARTISTA: JACINTO FERNANDES

Nasceu e vive em Lisboa, Portugal. Em 1991 iniciou o seu percurso na fotografia como fotógrafo profissional de publicidade. As suas fotografias ilustraram campanhas nacionais e internacionais para clientes como Expo´98, Peugeot, Adidas, Marconi e muitos outros. Sentindo uma forte ligação com o meio ambiente e impulsionado pela vontade de fotografar as paisagens naturais e urbanas de Portugal, realizou o projeto “Viagens na minha terra”. Em 2015 concorreu a vários concursos internacionais de fotografia Fine Art e recebeu 2 menções honrosas… com sabor a prémio.

BAIRRO ALTO • ARTISTA: JOÃO VAZ DE CARVALHO

Pintor e ilustrador, João Vaz de Carvalho nasceu no Fundão e vive actualmente na Parede. Trabalha desde os anos 80 com diversas galerias de arte, tendo mostrado o seu trabalho em dezenas de exposições individuais e colectivas, dentro e fora de Portugal. Ilustrou para muitos títulos da imprensa nacional de referência e também para inúmeros livros para a infância publicados em vários países. O seu trabalho foi premiado com frequência, tanto em Portugal como no estrangeiro.

AVENIDAS NOVAS • ARTISTA: ANA CAETANO

Vive e trabalha em Lisboa onde nasceu em 1970. Foi bailarina em companhias como o Ballet Gulbenkian e o Centre Chorégraphique National de Grenoble e trabalhou em projetos pontuais com coreógrafos portugueses e estrangeiros. Em 2014 formou-se no Ar.co – Centro de Arte & Comunicação Visual, em artes plásticas (com bolsa Mary Espírito Santo Salgado e bolsa Madalena Lobo Antunes). Tem participado em exposições coletivas em Lisboa e desenvolvido, paralelamente, projetos performativos.

ALFAMA • ARTISTA: NUNO SARAIVA

NunoSaraivaEnquanto ilustrador editorial, colabora com praticamente toda a imprensa escrita portuguesa, com destaque para O Independente, Expresso, Sol, Record, jornal Público e Time Out Lisboa. É docente de vários workshops – como o de cartoon político – nos cursos de ilustração e banda desenhada do Ar.Co onde recentemente introduziu o primeiro workshop de Desenho Burlesco em Portugal. Em 2009 ilustrou a “Sardinha Maminha” das Festas de Lisboa. Recentemente publicou o livro em banda desenhada "Tudo isto é Fado!", ilustrou as celebrações dos 250 anos do nascimento de Bocage e foi autor das imagens para as recentes Festas de Lisboa.

BELÉM • ARTISTA: CAROLINE VIDAL

Lorem ipsum dolor sit amet, vel solet tacimates principes an, quo in bonorum electram, has ne quot noster. Menandri tincidunt constituam eos cu, ius cibo utinam everti no, ea tritani perfecto complectitur pro. Vix dolores petentium ne. Ad has legere dictas, meis legendos eu pri. Vel no purto nobis, no vim recteque iracundia deseruisse. Quo no vitae tamquam, his ut probo consetetur.

BAIXA • ARTISTA: DANIEL ALFACINHA

Vive e trabalha em Lisboa onde nasceu em 1988. Formou-se em técnicas de ilustração e pintura na ETIC e no Ar.Co, respectivamente. Participa regularmente em exposições individuais e colectivas e actualmente desenvolve o seu trabalho em pintura, escultura, instalação, gravura e desenho enquanto artista residente na escola Mart.

 

SusanaAmaral_600x450

 

 

 
 
 

Zonas Comun 3

Ana_600x450

Avenidas Novas
All